Entrevista ao aluno da formação de “Consultor Mindfulness” – Rodrigo Fragoso – pela tutora Mónica Ferreira

Gostaria de começar por perguntar qual o motivo que te trouxe até ao curso de Consultor de Mindfulness?

O interesse pelo Curso surgiu por querer aprofundar o meu conhecimento sobre a prática do Mindfulness. Sou praticante de meditação há vários anos, e percebi que a leitura da mais diversa bibliografia que se encontra nas livrarias sobre o Mindfulness não aprofundava a temática na sua globalidade como eu desejava. Quando vi o programa do Curso de Consultor Mindfulness, e percebi a abrangência de áreas que iria desenvolver e trabalhar, não tive dúvidas sobre ser este o trabalho de investigação que eu procurava sobre o Mindfulness.

Trabalhas como Psicólogo Educacional num agrupamento de escolas, sentes que esta formação é uma mais valia para o trabalho nesta área? Qual te parece ser o grande contributo desta formação na tua área de trabalho?

Este curso foi extraordinariamente importante para mim, quer em termos pessoais, quer individuais. No que respeita à minha profissão como Psicólogo, está a ser uma grande mais valia, pois permite-me colocar as aprendizagens em prática no meu dia-a-dia profissional, quer a nível pessoal, na forma como faço a gestão do meu tempo, das emoções e relações com o outro, quer a nível profissional, realizando formação e ensino de técnicas Mindfulness às crianças, jovens e adultos com quem trabalho diariamente. Sinto que a nível profissional, o Mindfulness, é cada vez mais, uma área procurada por muitas pessoas que sentem necessidade de tornar a sua vida e o seu dia-a-dia mais consciente e mais presente, podendo assim proporcionar ao outro uma muito melhor qualidade de vida e, neste sentido, é um Curso com uma grande aplicabilidade profissional.

Como é que a utilizas enquanto ferramenta de trabalho? (alunos e professores)

Como disse anteriormente, a realização deste Curso proporcionou-me um conjunto de saberes e experiências que partilho diretamente com as pessoas com quem trabalho. Por exemplo, com as turmas dos diferentes ciclos de ensino, tenho desenvolvido programas de Mindfulness que visam potenciar a atenção e concentração em sala de aula, bem como a relação interpessoal entre colegas e entre alunos e adultos, envolvendo sempre que possível os pais dos alunos.
Para professores, já realizei várias ações de formação, que consegui que fossem reconhecidas pelo Centro de Formação. São trabalhadas estratégias de gestão do stress, redução da ansiedade e, principalmente, um novo olhar sobre a profissão de professor, podendo estes ter uma muito melhor gratificação pessoal no seu dia-a-dia profissional.
Da avaliação realizada às sessões realizadas, quer com alunos, quer com professores, o feedback recebido, bem como as avaliações individuais, são extraordinariamente positivas, factor este que considero uma responsabilidade para mim enquanto Consultor Mindfulness, pois as solicitações para o desenvolvimento destes programas são cada vez mais.

Sentes que o teu dia-a-dia se transformou depois desta formação? Se sim, que mudanças notaste?

Sim, mudou de forma bastante significativa, eu até costumo dizer, meio a brincar, mas muito a sério, que desde que pratico o Mindfulness os meus dias tornaram-se maiores. Isto é, o facto de estar mais presente e consciente, quer nas ações e tarefas que realizo, quer pela observação dos estados mentais e a sua flutuação, torna possível um grau de consciência e atenção plena que é uma ferramenta extraordinária para a minha satisfação de viver. Mesmo nos erros, dificuldades ou contraditórios, individuais ou com o outro, a possibilidade de aprendizagem com estas situações, é notoriamente mais elevada.

Quem é O Rodrigo Fragoso depois de fazer a formação? E qual foi a tua maior descoberta? Dentro e fora (de ti)?

Pois bem, o Rodrigo é um novo Rodrigo, e quando observo os comportamentos que tinha anteriormente, dou-me conta da transformação que se deu em mim.
Durante a realização do Curso, através das leituras, do que fui convidado a escrever e a investigar, as questões colocadas e as Tutorias realizadas permitiram-me desenvolver capacidades que eu não reconhecia em mim. Quando, às vezes, pensava que gostava de poder realizar um projeto ou ter a capacidade de comunicar, e que isso era impossível, pois eu não tinha essa capacidade, hoje já não estou nesse lugar.
Este Rodrigo é uma pessoa com um grau de confiança e desejo de realizar, acompanhado pelo sonho e por acreditar, continuando a cometer erros, a aprender com eles.
Acima de tudo, o prazer de viver a vida de forma mais presente, partilhando sentimentos, medos e desejos, confiando e reconhecendo muito mais do que há em mim.
Acreditar e permitir-me a ser, ser e ter prazer de viver, com tudo o que a vida é.

MÓNICA FERREIRA
TUTORA DE “CONSULTORIA MINDFULNESS” – EDT