Constelações Estruturais com Guillermo Echegaray

21, 22, 23 e 24 de Fevereiro/2019

WORKSHOP 

 As constelações estruturais são uma evolução do trabalho com constelações de Insa Sparrer e Matthias Varga von Kibèd e continuam em constante desenvolvimento desde que estes a criaram em 1989. A sua nota característica é centrarem-se na estrutura e dinâmica do tema e não no seu conteúdo, podendo por isso trabalhar-se com elas sem que seja preciso explicitar o conteúdo do problema.

Actualmente as SySt englobam mais de 100 formatos diferentes e podem ser utilizadas para temas pessoais, sociais, laborais e organizacionais.

O trabalho sistémico estrutural constitui a maior inovação no campo sistémico e das constelações e incorpora ferramentas e recursos de um enorme leque de escolas e disciplinas (Virginia Satir, PNL, Hipnose Ericksoriana, escola de Milão e Heildelberg, constelações familiares, enfoque centrado nas soluções, …)

Nas constelações estruturais trabalham-se diversos elementos através de estruturas lógicas (problemas, objetivos, obstáculos, sintomas, recursos, temas não vistos, polaridades de crenças, conflito de convicções, situações de decisão, alternativas); Partes internas (ocultas, sentimentos, emoções, conflitos emocionais, sonhos); Famílias; Organizações; Roteiros; Dimensões da vida (futuro, passado, presente, a vida, a morte, o amor, a paz, a guerra, a doença, a saúde, o corpo – órgãos, membros -, sintomas, doenças); Conflitos de interesses (pessoas, instituições, empresas, países); Outras estruturas. 

 

ÁREAS DE APLICAÇÃO 

As constelações estruturais centram a sua atenção na estrutura e nas dinâmicas dos temas e não no conteúdo pelo que podem ser de grande utilidade para uma multiplicidade de temas e áreas distintas:
* Terapia e Mediação: Conflitos pessoais, relacionais e familiares; desenvolvimento e crescimento pessoal.
* Consultoria e RH: gestão da mudança, fusões, empresas familiares, decisões estratégicas, clima laboral, organização de departamentos, objetivos, equipas de projeto, situações de crise, conflitos entre áreas e papéis…
* Marketing e Vendas: lançamento de campanhas, produtos, marcas, planos de negócio, abertura de mercados, simulação de cenários…
* Coaching: desenvolvimento de talento, planos de carreira, reorientação profissional…

CONTEÚDOS DO WORKSHOP

  1. A Linguagem Transverbal: utilização, universalidade, características e aplicabilidade.
  2. Vantagens e utilidades do trabalho estrutural: Constelações Abertas e Encobertas.
  3. Princípios básicos das constelações estruturais.
  4. O enfoque centrado na solução para diferentes contextos e temas.
  5. O uso da “Pergunta Milagre”, as Perguntas de Escala e de Exceção.
  6. O trabalho com diferenças – Imagem inicial e Posicionamentos.
  7. Formatos básicos – Constelação do problema, do tema desenfocado, tetralema para a tomada de decisões, polaridades e crenças.

GUILLERMO ECHEGARAY

Doutorado em Filosofia e Licenciado em Psicologia Clínica e Organizacional pelas Universidades de Roma e UNED de Espanha.

Consultor sistémico e organizacional. Master Trainer em Constelações Organizacionais pela Infosyon. Introduziu as constelações estruturais em Espanha e na América Latina. Formou-se com Bert Hellinger, Gunthard Weber, Jan Jacob Stam, Klaus Grochowiak, Jane Peterson, Christine Essen, Matthias Varga e Insa Sparrer Von Kibèd.

Autor dos livros “As Constelações Organizacionais” e “Empresas com Alma, empresas com futuro”.

Detalhes

Lugar
Lisboa

Datas 
21, 22, 23 e 24 de Fevereiro 2019, das 10h00 às 19h00

Valor
380€ + IVA

Informações/Inscrições
info@escolatranspessoal.com

215958889