O autoconhecimento através dos contos de fadas

Era uma vez… 4 estórias

O Universo é feito de estórias, não de átomos | Muriel Rukeyser

ONLINE | DESDE QUALQUER LUGAR E AO TEU RITMO

Privilegiamos a importância de um suporte pessoal, por isso, estará disponível um fórum de partilha onde um mentor EDT te irá acompanhar e responder, sempre que necessário, ao longo do processo. 

Início Imediato

60€

info@escolatranspessoal.com

O QUE PROPOMOS

Desde muito cedo que as estórias povoam as nossas vidas: as estórias que nos foram contadas quando éramos crianças, as que fomos descobrindo à nossa volta, aquelas que a nossa fértil imaginação infantil criava nos intermináveis dias de brincadeiras, e as nossas próprias vidas! Não sabemos viver sem estórias. É por isso que lemos livros, vamos ao cinema, seguimos as séries de televisão, adoramos conversar com os amigos e saber das suas aventuras. Se observarmos bem, tudo são estórias.
Este curso de cinco sessões dedica-se às estórias mais tradicionais, aquelas que conhecemos como “contos de fadas” e que fazem parte do folclore e da tradição oral dos povos. Os contos que nasceram das vivências das pessoas comuns, das suas descobertas e da sabedoria e que, embora se vão modificando com o passar dos anos, continuam a abordar as grandes questões e a trazer pistas para uma vida com mais significado.
Ao longo de 4 semanas, 4 estórias de diferentes tradições falam-nos de temas centrais das nossas vivências, desde tempos imemoriais. Acompanhadas de exercícios simples, que propõem aliar a reflexão e a compreensão com o movimento e a criatividade, estas estórias abrem-nos a porta para um mundo interno repleto de símbolos, imagens e mistério. Convidam-nos a sair de um mundo rígido, cinzento e mecânico e a entrar num bosque verdejante, onde a imaginação é o nosso tesouro mais importante, aquele que leva à alma. Esta é uma viagem única, ao alcance do toque da tua mão.

O QUE VAIS ENCONTRAR NESTE CURSO

4 estórias tradicionais, narradas em versão áudio e escritas em texto, que propomos serem trabalhadas ao longo de quatro semanas (uma por semana).
Exercícios de expressão criativa e movimento que acompanham cada estória e permitirão ir trabalhando ao longo da semana, através de um olhar não racional, mas intuitivo.
– Perguntas e propostas para auto-indagação, que convidam a um auto-conhecimento cada vez mais profundo e propiciam a tomada de consciência e a actualização pessoal.

OBJETIVOS GERAIS

* Através de quatro estórias tradicionais, aprofundar o conhecimento pessoal e tomar consciência de recursos internos disponíveis para momentos de crise ou actualização.  

* Desenvolver o pensamento simbólico e o reconhecimento de temas arquetípicos. 

Cultivar a imaginação como ponte entre consciente e inconsciente, abrindo assim novas possibilidades de expansão de consciência. 

* Treinar a expressão criativa como forma de aceder, observar e compreender o mundo interno. 

DESTINATÁRIOS 

Este curso está dirigido a todos aqueles que se sentem atraídos pela linguagem simbólica e arquetípica, e se sentem impelidos a explorá-la através das estórias, como processo de desenvolvimento pessoal.