Entrevista ao aluno da formação de “Terapia Transpessoal”  – Jackson Dualibi – pela tutora Patrícia Rosa-Mendes

Antes de mais, grata por aceitares realizar esta entrevista e partilhares a tua experiência connosco, Jackson. Gostaria de começar por te perguntar “o que é que parati significa acompanhar o outro em processo terapêutico?”

Bom… para mim, começo logo com a questão da presença… a importância de estar presente. Depois, ouvir, o estar aberto a ouvir a pessoa. E em terceiro, o não julgar. A partir daí, tendo em conta a dinâmica que vai acontecendo, acho que você pode ter também a oportunidade de utilizar algumas técnicas, de colocar algumas possibilidades, para que a pessoa possa, ela mesma, descobrir algumas coisas e chegar a algumas conclusões sobre a própria vida. É importante não impor nada e simplesmente abrir possibilidades para que a pessoa tome consciência.

O que te parece imprescindível na bagagem do terapeuta?

Imprescindível, para mim, é o terapeuta passar também por esse processo, ele usar consigo mesmo tudo aquilo que usa com os outros. E há outra coisa que também acho fundamental, e que é difícil hoje – acreditar no ser humano. Acreditar que sempre há uma possibilidade, que sempre tudo passa, que estamos aqui de passagem e para ganhar experiência.

Verdade… Confiança no Ser Humano, é imprescindível, sem dúvida… E enquanto terapeuta, quais dirias que são os teus maiores receios?

Os meus maiores receios, as minhas dúvidas, estão talvez em não ver bem uma determinada questão, e talvez, em não colocar as questões mais adequadas à situação de um paciente, ou, ainda que tentando não julgar, que o acabe por fazer em algum momento. No fundo, o receio está em levá-lo para um caminho que não seja o melhor, ainda que, no final, tudo tenha um “porquê”. É por isso que é preciso estar presente o mais intensamente possível, para que as coisas possam aflorar. Na verdade, creio que o meu maior medo é colocar demasiada expectativa no facto de lhe ir dar ou ter de dar alguma solução, apesar de, na verdade, não ter que colocar essa expetativa.

Esses receios ressoam muito em mim e creio que na maior parte dos terapeutas também… Ao longo deste curso, destes dois anos, qual é que dirias que foi a maior descoberta sobre ti mesmo?
O meu redescobrir. Eu não achava que tinha essa capacidade de acompanhar os outros, que isso não era um dom meu. E isso foi-se desenvolvendo, foi brotando em mim essa necessidade de apoiar os outros, de olhar desde um ponto de vista mais transpessoal, mais transcendente. Eu fui descobrindo essa capacidade em mim.

Isso é bonito, verdadeiramente bonito… E, finalmente, colocava-te uma última pergunta: “se o papel de terapeuta fosse ou tivesse uma imagem, que imagem seria?”

Eu acho que seria a de um curandeiro… se fosse assim para outras épocas. Um mago, é.… seria um mago, algo nesse sentido..

Obrigada Jackson, creio que não podíamos terminar com uma melhor imagem. Muito obrigada pela tua disponibilidade e pelas respostas a esta entrevista.

PATRICIA ROSA-MENDES
TUTORA TERAPIA TRANSPESSOAL – ESCOLA DE DESENVOLVIMENTO TRANSPESSOAL